Porque o dente dói ?

Apesar de parecer bastante óbvio, não é tão simples assim. O mecanismo que envolve a dor de dente é extremamente complexa. Como a polpa dentária possui inervação somente para dor, o dente responderá desta unica maneira aos mais diversos estímulos, tais como calor, frio, etc.

Dente Sensível. O que pode ser ?

Dentes com sensibilidade podem ter diversas origens. Pode ser desde uma cárie até a ausência de prismas de esmalte cobrindo a dentina em região de colo dentário. O excesso de alimentos ácidos e restaurações com infiltração podem levar a esta situação. Problemas de máloclusão, bruxismo e apertamento dentário também podem originar dor ao frio e calor.

Como problemas de oclusão, bruxismo e apertamento podem deixar o meu dente sensível ?

O excesso de forças concêntricas sobre o dente na vertical como na horizontal, causado por má posição dentária, podem levar ao trincamento do esmalte que está no colo dentário (região do dente próximo da gengiva). Assim aparecem microfissuras que com o passar do tempo aumentam de tamanho podendo se tornar visíveis. O excesso de escovação horizontal remove estes prismas de esmalte fraturados expondo cada vez mais regiões de dentina que são extremamente sensíveis.

O meu dente fica sensível quando morde.

Pode ser uma pericementite traumática causado por uma restauração muito alta ou um problema de polpa dentária (canal). Em ambos os casos a visita a um dentista é imprescindível.

A dor no dente é pulsante e permanece por muito tempo.

Neste caso provavelmente seja um problema de polpa dentária (canal) e você deve ir imediatamente a um dentista para que ele possa diagnosticar e tratar o problema.

Posso usar pasta para dente sensível para diminuir a dor ?

O ideal é que antes você passe por uma avaliação clínica para saber se não existem problemas reais em sua dentição. Muitas vezes as pastas dessensibilizadoras podem atenuar os sintomas de problemas dentários, mas não os corrigem e podem com isso permitir o agravamento da situação. O aviso para visitar um dentista periodicamente que está escrito na embalagem destas pastas além de ser uma recomendação, é a indicação mais clara de que elas não resolvem nada sem ajuda profissional..

Dente não é sensivel por natureza

Sempre procure investigar uma sensibilidade dentária. Pode ter uma resolução simples, mas pode ser sinal de um problema mais complexo. O dente não dói a toa. A dor é um mecanismo de defesa do corpo e por isso deve ser levado a sério.

 

 
O uso das informações aqui contidas, não substituem uma visita ao seu dentista. A visita periodica ao seu dentista de confiança é a melhor maneira de se atingir uma saúde bucal completa.
  Site Map