O que é o implante ?

É um substituto da raiz do dente. É uma prótese de raiz que é colocada na estrutra óssea dos maxilares para que seja confeccionada o dente ou os dentes em cima dele.

 

Do que é feito o implante ?

É uma prótese feita de titânio em sua maioria. Existem outros implantes feitos de zircônia, cerâmica, e outras ligas metálicas. O titânio usado na confecção dos implantes possui um alto grau de pureza e é selecionado para que possa apresentar todas as propriedades biológicas ideais.

 

Para quem é indicado a colocação de implantes ?

Para todos os pacientes que possuem a falta de um, vários ou todos os dentes. Nos casos unitários é praticamente uma regra.

 

Quer dizer que só se colocam dentes onde tenho falhas ?

Sim. Aonde você possui dentes naturais ou raízes de dentes devidamente tratadas, a opção em alguns casos ainda são as próteses convencionais.

 

Tenho um conhecido que sofreu muito com a colocação dos implantes, isto é normal ?

Cada paciente reage de forma diferente ao tratamento. Depende do numero de implantes, area operada, necessidade ou não de enxertos, técnica cirurgica empregada, procedimentos no pré e pós-operatório e principalmente a correta indicação e uso da técnica. Na grande maioria dos casos, os relatos de desconforto no pós-operatório são muito poucos e em geral não impede que o paciente mude a sua rotina de trabalho ou em casa. Se todas as orientações forem seguidas, as chances de complicações são muito remotas.

 

Não conheço ninguém que tenha feito implantes, como vou me decidir por este tipo de tratamento ?

Em boa parte dos casos, os pacientes que estão satisfeitos com os implantes, não saem por aí falando que fizeram este tipo de procedimento. Até porque muitos não querem que ninguém saiba que não tinham dentes antes. Como os resultados ficam muito naturais, muita gente prefere não falar e realmente passa desapercebido. A melhoria vai além da estética, e é principalmente funcional, pois tanto a fala como a mastigação melhoram e muito.

 

O que eu posso esperar de melhora com a colocação de implantes ?

Os maiores benefícios somente você vai saber e sentir. No geral, melhoram a auto-estima do paciente pois ele perde o medo de falar em público ou de se alimentar sem o medo de que a prótese caia ou fique frouxa colocando-o em situações desagradáveis. Havendo uma melhor mastigação, os alimentos são triturados com maior eficiência e permitem que o sistema gástrico trabalhe com mais folga, permitindo melhoras em quadros de gastrite. Não é a toa que existe uma maçã no logotipo do site, pois somente quem não tem algum dente na região anterior sabe a falta que faz morder uma fruta principalmente com os dentes da frente.

 

prottotal

 

Qual a diferença entre um implante nacional e os importados ?

Basicamente o custo. Alguns importados podem vir a ter o seu fornecimento de componentes interrompidos devido a problemas externos. Já existiram implantes que tiveram a sua produção interrompida no exterior e alguns componentes ficaram raros no mercado nacional, prejudicando quem precisasse deles. Os implantes nacionais por outro lado possuem algumas vantagens, na minha opnião, como facilidade na aquisição, assistência técnica, garantia do produto, continuidade na fabricação dos componentes. Os implantes importados são muito bons, mas os nacionais também estão apresentando um alto grau de qualidade, muitos sendo inclusive exportados para o exterior. O mais importante é você poder optar.

 

Depois de ter colocados os implantes é necessário alguma manutenção ?

Sim. Em geral de 6 em 6 meses é necessário fazer uma reavaliação dos implantes, para que se houver algum problema possa ser identificado e corrigido a tempo.

 

Mas eles não são "para sempre" ?

Alguns profissionais usam este termo, mas prefiro não prever o tempo de duração de um implante. É uma técnica segura, mas demanda cuidados de higiene correta e manutenções periódicas. A presença de placa e tártaro (cálculo dental) ao redor do implante é tão nocivo para ele quanto é para os dentes naturais. Por possuir uma funcionalidade excelente, muitos pacientes se esquecem de que é uma prótese e acabam por não fazer as revisões semestrais. Escovação inadequada e hábitos parafuncionais (bruxismo, ranger de dentes, apertamento dentário, etc) podem fazer com que as próteses associadas aos implantes apresentem problemas que devem ser corrigidos o quanto antes. 

 

Existe alguma contra-indicação para a colocação do implante ?

Geralmente não. São contra-indicadas em pacientes diabéticos insulino-dependentes que não estejam controlados, e naqueles casos em que não existe osso suficiente para a colocação de implantes. Outras situações onde a saúde geral do paciente não permita intervenções cirúrgicas também impedem a sua colocação, tais como pacientes em diálise ou cardíacos graves. A idade máxima não é um fator determinante, mas crianças e adolescentes em fase de crescimento não tem indicação para este tipo de procedimento.

 

single_1

 

Existe o perigo de "rejeitar" um implante ?

Por não se tratar de um órgão ou tecido, o termo rejeitar vem sendo usado erroneamente para retratar os casos em que os implantes não osteointegram. Não se perde o implante por rejeição, mas sim por falhas na técnica de colocação, próteses mal dimensionadas, traumas na região, movimentação horizontal no período de osteointegração, doenças sistêmicas, infecções e inflamações locais que podem fazer com que o implante seja perdido.

 

Ouvi falar que existe um risco de se perder um implante por fatores hereditarios ? É verdade ?

Existe um estudo sendo conduzido por paranaenses que está relacionando perda precoce de implantes e proteses associadas a eles com fatores genéticos. Este risco englobaria pacientes que possuem um grau de perda acima da média registrada para casos semelhantes. Aparentemente estas pessoas possuem fatores em seu sistema sanguíneo que fariam com que a osteointegração não ocorra como esperado.

A valia deste estudo está na detecção precoce dos pacientes e avaliação do risco de perda dos implantes, onde deverão ser tomadas ações preventivas para evitar a perda de implantes ou não se indicar o uso dos mesmos.

Por se tratar de um estudo unico, serão necessários mais testes para que se torne um conceito, mas não deixa de ser um alerta.

 

 

     

 

O que são overdentures ou sobredentaduras ?

São próteses totais ou dentaduras presas por um sistema de barra (barra-clip) ou o´rings (encaixe tipo macho-fêmea) em que existe uma conexão na protese que se fixa sobre um aparato sobre os implantes. São móveis, porém com estabilidade e retenção muito superior a de uma dentadura movel comum. A principal vantagem é o custo que geralmente é inferior a de uma prótese totalmente fixa sobre implantes. Permite que seja feita a higiene de maneira mais simples e é principalmente indicada em pacientes totalmente desdentados que possuem dentaduras que não fixam adequadamente.

 

 

total_6total_7          

A minha dentadura tem uma cobertura que cobre todo o céu da boca, posso usar implantes para eliminá-la ?

Sim. Geralmente usando 6 a 8 implantes na maxila pode-se fazer uma ponte fixa em que o palato fica totalmente descoberto. Os pacientes relatam um ganho no sabor dos alimentos. A lingua ao encostar nas saliências do céu da boca fazem com que o as papilas gustativas sejam estimuladas e melhore o paladar.

 

 

total_4total_5

 

O que é o implante de carga imediata?

É o protocolo que prevê a colocação do implante e prótese (os dentes) simultaneamente.

 

Posso receber este implante de carga imediata?

Depende. Geralmente ele é indicado para casos unitários onde há pouco esforço mastigatório, ou em casos onde vários implantes são colocados ao mesmo tempo e unidos pela prótese, mas depende da densidade óssea da região implantada e da estabilidade inicial dos implantes. As próteses confeccionadas no mesmo tempo cirurgico geralmente são de natureza provisória, devendo ser trocadas depois de um certo tempo.

 

O que são os mini-implantes ?

São implantes utilizados para tracionamento ortodôntico. Tem indicação nos casos de intrusão de molares, verticalização e movimentações no sentido vestibulo-lingual, onde o tracionamento normal fica impossibilitado. Os mini-implantes são de fácil colocação e não geram grandes injúrias aos tecidos. Após a movimentação, eles são retirados.

 

Quanto tempo dura um implante ?

Não se pode dizer ao certo. Pode durar anos mas dependerá da correta indicação e das estruturas de suporte do implante, como se fosse um dente natural.

A maior ou menor duração dependerá também da correta higienização e das manutenções periódicas feitas pelo dentista que colocou os implantes e confeccionou a prótese.

 

implantesequencia4

                  

 

 

Quanto tempo demora para a colocação da prótese após a cirurgia do implante, nos casos em que não se pode concluir na mesma sessão ?

Pode variar, mas geralmente são 4 meses de espera na maxila (arcada superior) e 3 meses na mandíbula (arcada inferior).

implanteunit

 

O meu implante está frouxo, o que fazer ?

Procure o profissional que lhe atendeu. Muitos pacientes deixam a protese frouxa por semanas e acabam prejudicando o implante.

 

Pivot e implante é a mesma coisa ?

Já atendi pacientes que estavam com um pivot ou coroa e nucleo e achavam que possuiam um implante. Não é a mesma coisa. Para colocar um implante sempre é necessário passar por uma fase cirurgica.

 

O implante custa caro ?

Em casos unitários o custo é aproximadamente igual ao de uma ponte fixa. O que faz o preço variar são os custos relacionados com a marca e tipo de implante, técnica cirúrgica empregada, necessidade ou não de cirurgias prévias (enxertos, extrações,etc) e principalmente a qualificação do cirurgião-dentista que está realizando a cirurgia.

O preço não pode ser divulgado por infringir uma norma ética do nosso Conselho.

 

A divulgação de preços e formas de pagamento por profissionais ou clinicas são qualificadas como antiéticas e devem ser denunciadas ao Conselho Regional de Odontologia do seu estado.

 

Escolha sempre um profissional ético.

 

Tell a Friend

 
O uso das informações aqui contidas, não substituem uma visita ao seu dentista. A visita periodica ao seu dentista de confiança é a melhor maneira de se atingir uma saúde bucal completa.
  Site Map