Ponte Móvel, Bridge, ou Protese Parcial Removível (PPR)

O que é Prótese Parcial Removível (PPR) .

É uma prótese não-fixa onde os dentes ficam presos em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes remanescentes. Serve para substituir uma perda parcial de dentes. É também conhecida como ponte móvel, bridge, roach.

O que uma prótese conhecida como "perereca" ?
É uma Prótese Parcial Removivel temporária, ou seja, deve ser usada até a definitiva ficar pronta. Feita em acrílico e com grampos de fio de aço, não deve ser usada indefinidamente. Muitos a usam por ser uma alternativa muito barata

 

Pode-se em todas as situações optar entre PPR e Prótese Parcial Fixa (PPF)?
Não. Existem casos em que a PPR é a melhor solução. Deve-se avaliar o aspecto econômico também por serem menos dispendiosas.

 

Além destas existem outras tipos de PPR ?

Sim. Existem as proteses flexíveis, onde a estrutura metálica é substituida por uma flexivel num acrilico especial. São as chamadas próteses flexíveis ou sistema Transflex (c).

 

Como este "aparelho" se fixa na boca?
Através de grampos semi-flexiveis que se prendem nos dentes remanescentes atráves de leve atrito e retenção mecânica.

 

É possível eliminar os grampos metálicos a fim de torná-la Imperceptível?
Em alguns casos sim. Mas é necessário a confecção de encaixes macho-fêmea através de coroas fixas feitas especialmente para reter a ponte. O que se deve ter em mente é que a diminuição do tamanho dos grampos pode levar a uma perda na retenção.

 

Os grampos estragam os dentes naturais?
Se a PPR estiver bem adaptada e confeccionada não.

 

Como deve se fazer para higienizá-los?
A prótese deverá ser removida sempre que necessário para ser escovada com escova de dentes normal ou uma especial para próteses com formato cilindrico. Pode-se usar a própria pasta dental ou simplesmente água potável. Verifique sempre se existe a presença de crostas e formação de fungos que podem gerar mau-cheiro.

 

É fácil se adaptar a elas?
Sim, se estiver bem confeccionada e o paciente tiver um pouco de paciência, principalmente se ele nunca utilizou este tipo de prótese antes.

 

Deve-se retirar a PPR para dormir?
Não é necessário. Se caso a PPR estiver machucando entre em contato com o seu dentista imediatamente.

 

Quanto dura uma PPR ?
Depende do uso e principalmente do estado dos dentes de suporte da prótese. Em geral uma boa média é de 4 a 6 anos.

 

  

 

O que é uma prótese total móvel ?

É conhecida como dentadura. Ela substitui todos os dentes e se prende ao rebordo por simples sucção. Quanto maior o rebordo ósseo, maior a retenção. Rebordos muito finos e baixos tendem a não reter a prótese e consequentemente o seu uso é bastante desagradável.

 

 
O uso das informações aqui contidas, não substituem uma visita ao seu dentista. A visita periodica ao seu dentista de confiança é a melhor maneira de se atingir uma saúde bucal completa.
  Site Map